Levantamento nacional vai orientar ações sobre cultura cooperativista

Levantamento nacional vai orientar ações sobre cultura cooperativista

O Sistema OCB iniciou a fase quantitativa da Pesquisa de Cultura Cooperativista e reforça o pedido de apoio das Organizações Estaduais (OCEs) para ampliar a divulgação e a participação de cooperados e colaboradores em todo o país. A pesquisa segue aberta até 13 de março de 2026 e é considerada estratégica para o fortalecimento da identidade e dos valores do cooperativismo brasileiro.

O questionário online pode ser respondido por cooperados e colaboradores de cooperativas de todos os ramos e regiões. O acesso é feito pelo link https://in.coop.br/pesquisa-cultura. O preenchimento é simples, fácil e leva, em média, 5 minutos.

O Sistema OCB conta com o engajamento direto das OCEs na mobilização das cooperativas em seus estados. A orientação é que as organizações estaduais apoiem a iniciativa e compartilhem os materiais oficiais de comunicação.

Os materiais de apoio, como cards, textos e orientações para divulgação, estão disponíveis no link https://in.coop.br/materiais-pesquisa-cultura e foram desenvolvidos para facilitar o trabalho das OCEs e das cooperativas na mobilização de seus públicos. A Pesquisa de Cultura Cooperativista é resultado direto dos debates do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que apontou desafios como a necessidade de atualizar os programas de promoção da cultura cooperativista, alinhar o discurso nacional, enfrentar a lacuna geracional, fortalecer os processos de sucessão e ampliar o engajamento de cooperados e colaboradores com os princípios cooperativistas.

Antes da etapa quantitativa, o estudo passou por uma fase qualitativa, com entrevistas em profundidade realizadas junto a lideranças de cooperativas e institutos cooperativistas. Esse trabalho serviu de base para a construção do questionário aplicado agora em escala nacional.

Com o apoio das OCEs e a participação ativa das cooperativas, o Sistema OCB busca reunir informações consistentes que orientem ações futuras nas áreas de formação, comunicação e fortalecimento da cultura cooperativista. Quanto maior a mobilização, mais robusto será o diagnóstico e mais efetivas serão as iniciativas que dele resultarão.

Mais notícias