Monteiro vive fim de semana de celebração ao cooperativismo com festival e cavalgada solidária

Festival CoopInova e 5ª Cavalgada Coop devem reunir centenas de pessoas e arrecadar quatro toneladas de alimentos para doação
A cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, será palco de dois grandes eventos promovidos pela Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro (Capribom): o Festival CoopInova e a tradicional Cavalgada Coop, que chega à sua quinta edição. As iniciativas celebram o impacto social, cultural e econômico do cooperativismo na região, têm o apoio do Sistema OCB/PB, Prefeitura de Monteiro, Governo da Paraíba e Sebrae.
O Festival CoopInova - Modelo de Negócio CapriBom abre a programação às 16h deste sábado (14), reunindo lideranças, especialistas e convidados em torno de temas como inovação, superação da pobreza, economia colaborativa e produção regional, na sede da Capribom (Fazenda Morro Fechado).
A programação inclui palestras com os seguintes gestores públicos e dirigentes: Rubinho Remígio (Capribom), Rômulo Polari (Cinep), Pollyana Dutra (SEDH) e João Carlos Leite (Sicoob Sarom). Haverá ainda o festival gastronômico Fest Bode, com o chef Aurélio, e apresentações culturais com poetas e artistas da região.
“A realização do Festival CoopInova e da Cavalgada Coop reforça o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento social e cultural das regiões onde está inserido. O Sistema OCB/PB tem a satisfação de apoiar estes eventos que fortalecem os laços da Capribom com a comunidade, além de promover a solidariedade”, afirma o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.
Cavalgada deve arrecadar 4 toneladas de alimentos
No domingo (15), a 5ª Cavalgada Coop deve reunir centenas de cavaleiros e amazonas de vários municípios da Paraíba e de Pernambuco, em um momento de confraternização, cultura e solidariedade. O evento deve arrecadar cerca de 4 toneladas de alimentos e mil litros de leite, que serão doados a entidades beneficentes da região.
As inscrições seguem abertas até este sábado (14), por meio de formulário online ou de forma presencial na sede da Capribom, na Fazenda Morro Fechado, em Monteiro. Para participar, é uma contribuição solidária de R$ 60,00, recursos que serão destinados à aquisição dos alimentos a serem doados.
Programação da Cavalgada
O evento terá concentração na Fazenda Barro Vermelho, com início às 7h, quando será servido aos participantes um café da manhã com comidas típicas. Às 10h, tem início o percurso da cavalgada, passando por locais como o Sítio Aroeira (Arena Zé de Zeca), onde acontece o tradicional “bate-sela”.
Em seguida, a cavalgada continua, animada por trio elétrico com os artistas Artur Vaqueiro e Laerte Lins. O encerramento do percurso está previsto para as 13h, na Fazenda Morro Fechado. Mas a festa continua com apresentações musicais de artistas e grupos da região, celebrando a cultura popular e o espírito cooperativista.
Estão confirmadas as seguintes atrações:
- Vaqueiro Matuto
- Adriano Silva
- Coral de Aboios de Serrita
- Decentes do Forró e o Poeta Anderson
- Miguel
- Raphael Moura
- Juarez Junior