Benefícios das cooperativas de crédito atraem cada vez mais paraibanos
Nesta quinta-feira (17), é comemorado o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. Mais inclusivas e democráticas que as instituições financeiras tradicionais, as cooperativas estão atraindo cada vez mais paraibanos. Números do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024 indicam que o ramo reúne 91.309 cooperados na Paraíba. O dado é referente a 2023 e supera em 32,6% o total registrado no ano anterior.
Para se ter uma ideia do avanço do setor nos últimos anos, em 2019, estas cooperativas tinham 41.143 associados, ou seja, o número mais que dobrou (122%) neste período. Entre os fatores que explicam este crescimento, o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, destaca a oferta de taxas mais acessíveis e a possibilidade de distribuição de resultados entre os cooperados.
“As cooperativas de crédito oferecem os mesmos produtos e serviços financeiros das instituições tradicionais, com condições mais vantajosas, como taxas de juros menores e prazos flexíveis, e um atendimento focado nas necessidades dos cooperados. E, anualmente, os lucros (conhecidos como sobras) são distribuídos entre os cooperados. Estes recursos circulam na região onde a cooperativa atua, fortalecendo a economia local”, explica o dirigente.
Pacelli ressalta, ainda, que as cooperativas também investem em programas de educação financeira para seus membros e promovem a inclusão financeira em diversos municípios onde os bancos tradicionais não estão presentes, contribuindo para o crescimento das localidades onde estão inseridas.
Cooperativas têm maior rede de atendimento físico do país
No Brasil, o cooperativismo de crédito é uma força expressiva, com 17,9 milhões de associados e mais de 700 cooperativas em operação, que formam a maior rede de atendimento físico do país, presente em mais de 300 municípios, sendo muitas vezes a única instituição financeira presente nesses locais. O alcance, aliado à geração de mais de 112 mil empregos diretos, reforça a relevância dessas instituições para a economia nacional.
Além disso, dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), indicam que o setor beneficia direta e indiretamente os municípios onde está presente, aumentando o PIB per capita em R$ 3.852 por habitante, expandindo em 1,92 ponto percentual a área plantada no agronegócio e reduzindo em 12,3 o número de famílias pobres ou extremamente pobres por mil habitantes no Cadastro Único.
O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é celebrado anualmente na terceira quinta-feira do mês de outubro e, neste ano, tem como tema "Um mundo através do financiamento cooperativo". Criada pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu) em 1948, a data reforça a missão do setor de promover um sistema financeiro mais justo, inclusivo e sustentável, tanto no Brasil quanto no mundo.
*Sistema OCB/PB – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop-PB).