Entidades e cooperativas debatem União e Ética na Medicina
“União e Ética na Medicina: o papel do Cooperativismo” Este foi o mote do encontro que reuniu dirigentes de entidades de representação médica e de cooperativas, na noite de ontem, no auditório do Sistema OCB/PB. Os participantes debateram sobre a evolução do cooperativismo médico na Paraíba, a valorização profissional, os avanços e os desafios enfrentados atualmente pela categoria.
Realizado em alusão ao Dia do Médico, o evento contou com a participação dos seguintes presidentes: André Pacelli (Sistema OCB/PB); Bruno Leandro de Souza (Conselho Regional de Medicina da Paraíba - CRM-PB); Wilberto Trigueiro (Academia Paraibana de Medicina - APMED); Gualter Ramalho (Unimed João Pessoa); Ronald Farias (Associação Médica da Paraíba); além do diretor executivo da Sicredi Evolução, Paulo Valério Nóbrega, e do vice-presidente do Sistema OCB/PB, José Calixto.
Para debater o tema do encontro, foram convidados os médicos José Juvêncio de Almeida Filho, sócio-fundador da Unimed JP, e Ricardo Maia, ex-presidente da Unimed JP. Referências na história do cooperativismo médico paraibano, os debatedores compartilharam suas vivências e percepções sobre a trajetória do segmento e suas perspectivas para o futuro.
Evento integra programação da Semana do Médico
O encontro integrou uma programação formada por várias atividades que marcaram a Semana do Médico em João Pessoa. “É a primeira vez que estamos fazendo no Sistema OCB/PB este encontro com as entidades médicas e dirigentes de cooperativas na Semana do Médico. É uma oportunidade de mostrar a força do cooperativismo na área da medicina, bem como das entidades médicas trabalharem juntas, coesas, fortalecidas para que a gente possa representar os médicos e atender as suas demandas”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.
Para o presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, o momento é de união e fortalecimento do setor. “Nosso papel é unir as entidades médicas, a Associação Médica, o Sindicato e também as cooperativas para o fortalecimento da categoria como um todo. As cooperativas que têm um papel muito importante para a melhorar a qualidade e para também fazer a ampliação dos serviços de saúde para toda a população. Inclusive, no Conselho, agora criamos a comissão de cooperativas médicas, onde o dr. André Pacelli é o nosso coordenador, justamente para fortalecer e fazer com que haja um diálogo muito aberto sobre o papel das cooperativas junto a própria sociedade”, declarou.
O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, ressaltou que a classe médica da Paraíba vive um momento ímpar de sinergia e harmonia entre as entidades de representação do segmento. “As lideranças estão em um ambiente muito harmônico, de muita civilidade e muito foco no futuro que é valorizar o exercício da Medicina, com foco na sustentabilidade, na qualidade assistencial e nessa integração que é importante. Todas as entidades engajadas em um projeto único: a valorização do trabalho médico e essa maior interlocução com a sociedade, é para ela que nós existimos”, finalizou.