OCB/PB reúne dirigentes de 41 cooperativas em Assembleia Geral Ordinária

OCB/PB reúne dirigentes de 41 cooperativas em Assembleia Geral Ordinária

Presidentes e representantes credenciados de 41 cooperativas participaram, hoje, da Assembleia Geral Ordinária da OCB/PB. Os dirigentes conheceram os resultados das ações realizadas em 2022, aprovaram o Plano de Trabalho para 2023 e elegeram, por aclamação, a nova composição dos Conselhos Diretor, Fiscal e de Ética da OCB/PB, em chapa única liderada pelo presidente André Pacelli.

Realizada em formato semipresencial, a AGO contou com a participação do presidente e da superintendente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas e Tânia Zanella, respectivamente. Também participaram os superintendentes do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, e do Senar Paraíba, Sérgio Martins, que agora é também integrante do Conselho Diretor da OCB/PB.

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, apresentou as ações realizadas pela entidade no ano de 2022, destacando a atuação político-institucional e sindical, bem como os resultados das áreas Finalística e de Comunicação. “Realizamos a prestação de contas do trabalho executado de 2022, um ano em que ainda vivemos os resquícios da pandemia, mas buscamos nos superar promovendo ações que atenderam a quase 7 mil beneficiados, entre dirigentes, cooperados e colaboradores de cooperativas”, comentou Pacelli.

Após a apresentação do Relatório de Gestão, a contadora Janaína Rodrigues apresentou o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. Em seguida, o conselheiro Francisco Firmino apresentou Parecer do Conselho Fiscal, que foi aprovado pelos dirigentes das cooperativas participantes.

Os presidentes das cooperativas aprovaram, ainda, os ajustes do  valor da Contribuição de Manutenção da OCB/PB (máximo e mínimo), correspondente ao período de abril de 2023 a março de 2024 e o Plano de Trabalho para 2023. Por fim, a comissão eleitoral, formada pelo superintendente Pedro D'Albuquerque e pelo assessor jurídico João Bezerra Neto, deu andamento ao processo eleitoral, que consagrou a nova composição da diretoria e dos Conselhos da entidade.

 

Cenário Nacional

Em sua participação na Assembleia, os dirigentes da unidade nacional do Sistema OCB trouxeram informações sobre atuação do Sistema OCB pelo cooperativismo brasileiro e as perspectivas futuras do movimento. O presidente da unidade nacional, Márcio Lopes de Freitas, elogiou a atuação do presidente André Pacelli, que é membro da diretoria do Sistema OCB. Ele falou da importância da organização do cooperativismo como alternativa para as dificuldades enfrentadas pela sociedade.

“Em um momento da humanidade, onde as instituições e os governos estão cada vez mais impotentes para resolver os problemas da sociedade, o cooperativismo acaba se mostrando como uma ferramenta fundamental. Quem vai resolver nossos problemas somos nós mesmos, é a nossa capacidade de organização, é nossa capacidade de gerar confiança, dentro das nossas operações, com integridade, competência, profissionalismo. Eu acredito neste potencial e vocês, nas cooperativas, estão mostrando a capacidade de fazer a diferença”, comentou o dirigente.

A superintendente Tânia Zanella falou sobre o trabalho de interlocução política junto ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional em defesa das pautas de interesse do cooperativismo em 2023. “Sem sombra de dúvidas, neste ano, a reforma tributária é o nosso tema prioritário e a defesa do nosso ato cooperativo, além de uma série de outras questões políticas que a gente tem que trabalhar. Mas eu gostaria de deixar uma palavra de otimismo porque onde a gente tem passado o cooperativismo tem sido bem recebido. Isto é um ponto importante, isto dá legitimidade ao Sistema OCB para atuar pelas cooperativas, apresentando as necessidades que o movimento tem”, comentou.