“Quem coopera, lidera”, diz José Luiz Tejon a dirigentes paraibanos

"Sem cooperação, não tem evolução. Quem coopera, lidera." A frase é do conferencista José Luiz Tejon, principal palestrante do Encontro Coop, realizado ontem (21) pelo Sistema OCB/PB, em Campina Grande. A palestra teve como tema “Liderança: a alma da vida dos negócios e da cooperativa”. Conferencista reconhecido internacionalmente, Tejon propôs uma reflexão profunda sobre liderança e cooperação, encantando os participantes com uma palestra inspirada em sua própria história de superação e resiliência.
Nascido em Santos (SP), o palestrante foi adotado ainda bebê por um casal de imigrantes europeus. Aos 4 anos, sofreu uma grave queimadura que marcou o seu rosto e sua história de vida. Ao narrar momentos desta trajetória, Tejon mostrou aos participantes como a cooperação e as atitudes de liderança de seus familiares, vizinhos e outras pessoas que passaram por sua vida foram determinantes para a sua trajetória de sucesso.
O palestrante destacou o exercício da liderança como fator fundamental para o sucesso dos empreendimentos. “A liderança é, no mundo, o grande divisor de águas entre aquilo que prospera a longo prazo versus aquilo que prospera somente a curto prazo”, afirmou José Luiz Tejon.
Foco nas necessidades e nos princípios do cooperativismo
No caso das cooperativas, segundo Tejon, a liderança exerce um papel fundamental para o sucesso do empreendimento, desde que os líderes atuem com foco nas necessidades de suas organizações, bem como nos princípios do cooperativismo.
“Os líderes de cooperativas não existem para fazer o que os cooperados querem. Eles existem para fazer junto com os cooperados aquilo que tem que ser feito. E o que tem que ser feito costuma ser sempre mais difícil. A jornada é sempre cheia de obstáculos e é necessário, no caso das cooperativas, uma extraordinária governança para fazer a administração, a gestão, (com) fundamentos muito éticos de contabilidade”, frisou.
“A liderança cooperativista é a casa da efetiva da democracia. Uma liderança democrática que tem que considerar o voto e a opinião de cada um. Precisa, ao mesmo tempo, ser um líder educador. A educação é a alma do cooperativismo e a demonstração dos resultados”, ressaltou Tejon.
.